sábado, 5 de outubro de 2013

Rentabilidade - Setembro de 2013

O rendimento da carteira PB foi de -0,56% contra uma alta do Ibovespa de 4,66%, o que me deu uma desvantagem de 4,99%, longe da minha meta. O rendimento no ano é de -8,52%. O rendimento acumulado despencou para 6,06%. Veja o quadro abaixo para mais detalhes:


Na prática fiquei R$ 900,00 mais pobre. Neste mês recomprei as posições vendidas no mini-índices, desfazendo o hedge. Dois foram os motivos para essa decisão. O primeiro já explanei no post passado, que se trata da diferença que podem ocorrem no mês entre o rendimento do Ibovespa e do indice Small, provocando grande oscilação. O segundo é taxa atual cobrada para se operar vendido. O valor do mini-índice não é igual ao valor do índice Ibovespa. Existe uma diferença entre eles que significa uma taxa de juros embutida. Dia a dia, até o vencimento do mini-índice, essa diferença diminui até que no dia do vencimento ambos valem a mesma coisa. 

Atualmente, quem está pagando essa taxa é quem está operando vendido, porque o mini-índice está abaixo do Ibovespa. Eu não sei o histórico de comportamento de longo prazo do mini-índice, mas li comentário de que isso nunca tinha acontecido antes. O normal era que os comprados pagassem essa taxa. Não sei exatamente quando essa mudança ocorreu, do mini-índice passar de valer mais a valer menos, mas me parece que foi em algum momento no primeiro semestre desse ano. 

Quando eu entrei vendido em julho, eu já sabia dessa mudança, portanto que eu estaria pagando uma taxa mensal, mas como eu vi esses comentários de que isso nunca tinha acontecido, pensei que rapidamente voltaria ao "normal". No entanto, até agora isso não ocorreu e pelo visto o novo normal é pagar a taxa quem está vendido.

Além disso, de estar pagando esta taxa, quando poderia estar recebendo-a, o nível da taxa está muito alto. Tenho observado nos dois últimos meses, taxas de 1,3% a 1,5% ao mês. Para mim que pretendia operar vendido permanentemente, isso se torna proibitivo, pois são cerca de 16% a 20% ao ano de taxa. Haja queda na bolsa para justificar pagar uma taxa dessa para proteger o capital. Como disso, eu esperava uma reversão, mas não veio, então tive que sair.

Só para comparar, os 3 contratos comprados do mini-dólar que eu tenho, estão cobrando 0,5% ao mês. Ou seja, uma taxa bem menor e alinhada com a Selic. E é cobrada do comprado, que é o que ocorria antes no mini-índice.

Tenho as minhas teorias para tentar explicar essa mudança de comportamento do mini-índice, mas não dá para inserir aqui no resultado do mês. Mas gostaria de ouvir opiniões.

Em suma, para quem acredita que a bolsa vai subir o momento está bom, pois ao comprar o mini-índice, além de seguir a bolsa vai ganhar de lambuja pelo menos 16% ao ano a mais.

Não aportei nada, conforme planejado, nem o farei em outubro, volto apenas em novembro. Os papeis da carteira são os mesmos do post de junho. Vendi um lote de kepl3 por conta dessa alta. Não comprei nada também. Recebi só R$ 80,00 de proventos vindos de bbas3.

2 comentários:

  1. Cara, você tinha kepler? insana esta ação.
    que o mês que vem seja melhor,
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho dois lotes, mas já me desfiz de 2 lotes. Se subir mais um pouco vendo mais um. Abraço.

    ResponderExcluir