segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Especulando um pouco

Quem acompanha o meu blog sabe que a forma que seleciono as empresas não leva em consideração análise subjetiva alguma. Não leio balanços, fatos relevantes, nem notícias para decidir onde investir. Não que eu não acabe não lendo. Até leio por curiosidade, mas não uso essas informações para decidir o investimento.

Se por uma lado essa forma passiva de investir me livra um bom tempo para outras coisas, por outro torna o investimento um tanto entediante. Não tem aquela emoção de depois de uma análise bem feita, escolher o papel para sua carteira e ficar na expectativa que papel responda ao que você supôs.

Então, esse mês resolvi por em prática algo que já queria fazer a algum tempo para dar uma animada. Mexer com opções de ações. A ideia é comprar pozinho de opções e ficar na torcida. Pozinho é o nome que se dá para opções cujo preço seja 1 centavo. O risco de perder é apenas do investimento feito. O risco de ganhar pode ser duas, três, quatro ou dezenas de vezes o valor investido. Pode parecer bom demais, mas a probabilidade maior é que o investimento se perca todo na maioria das vezes. Em algumas poucas ou raras vezes, você ganharia alguma coisa. Isso seria com uma loteria. Você muito provavelmente vai perder o dinheiro do bilhete, mas se ganhar ganha um bom dinheiro.

Como eu não bebo, fumo, aposto em loteria, nem frequento GPs, me dei ao luxo de uma fezinha vez por outra. É pouca coisa, nada que vá me deixar pobre, nem me deixar rico se ganhar.

Para começar isso, escolhi a opção da OGX. Essa história toda de que a participação da OGX vai aumentar no índice Bovespa e que implicaria na compra obrigatória pelos fundos ETF que seguem o Ibov, combinado com alto percentual de ações alugadas, vinha me chamando a atenção. Esse cenário era perfeito demais para um SS - short squeeze. Segundo a Investopedia, SS é uma situação em que a falta de oferta ou o excesso de demanda por um papel, força o preço do papel para cima. Durante o SS, investidores vendidos são forçados a comprar papeis para sair de sua posição enquanto os preços estão subindo. Isso é mais comuns com papeis com baixa liquidez.

Mas nada impede sua ocorrência em papeis mais líquidos. Abaixo o famoso SS que ocorreu em outubro de 2008 no papel da Volkswagen na bolsa da Alemanha.


Teve até um bilionário que estava vendidaço no papel que se matou por isso.

Voltando à OGX, eu aproveitei esse cenário pintado do SS para me debutar nas opções. Eu nunca tinha operado opção antes, mas já entendia a lógica por trás e só me faltava por em prática mesmo. Então procurei um série das opções da OGX que pudesse capturar o ganho que o SS provocaria.

Os requisitos seriam: valor bem baixo da opção, se for 1 centavo melhor, para poder comprar a maior quantidade de opções; liquidez suficiente para entrar e sair, pois não vou querer exercer, vou apenas desfazer a operação vendendo a opção depois dela subir (caso isso ocorra); um valor de exercício factível, ou seja, que o SS tenha força suficiente para levar o preço do papel acima, quanto mais acima melhor, do valor de exercício; e uma série com vencimento próximo para que os lançadores da opção (no caso quem me vendeu a opção) se sentissem premidos a desfazer a operação comprando a opção e forçando o seu preço para cima.

Bem, dentro desses requisitos encontrei a OGXPI1. Essa opção tem vencimento em 14 de setembro com preço de exercício em 1 real. Pode não ter sido a melhor escolha e aguardo críticas e sugestões, pois não tenho experiência nisso.

Então, dia 20 desse mês comprei 10.000 OGXPI1 a 2 centavos cada. Total gasto R$ 200,00. Não tinha mais a 1 centavo, talvez uma semana antes desse. E comecei a monitorar, cada vez OGXP3 subia, eu dava uma olhada nas opções. Na sexta passada fechou a 4 centavos. Já era um ganho de 100%. Hoje, vendi metade da posição por 4 centavos, portanto recuperei os R$ 200,00 iniciais. Chegou a bater em 7 centavos, mas com o recuo da OGX fechou em 4 centavos.

O restante das 5.000 opções devo vender na próxima sexta, último pregão antes do novo Ibov, ou na quinta mesmo. Vamos ver no que vai dar, na pior das hipóteses eu só perdi as corretagens.

Algumas considerações

Eu só comprei OGX por causa do cenário de SS que se mostra. Jamais compraria OGX como investimento. Acredito desde muito tempo que o seu fim é a falência. E isso se torna cada vez mais claro com as manobras que o Eike vem fazendo. A OGX foi escolhida para o sacrifício para tentar se salvar as outras Xs.

Eu mesmo tenho dúvidas do SS. Razão pela qual resolvi vender metade da posição hoje. Várias coisas podem acontecer para prevenir ou evitar o SS. Exemplo: aumento do nível de alugueis permitidos, mudança do método do cálculo do Ibov, venda direta dos papeis pelo Eike aos ETF e por fim a própria necessidade dos ETF comprarem a quantidade de papeis que vêem alardeando os analistas. Nas minhas pesquisas a quantidade de papeis que precisariam comprar seria bem pequena, sendo insuficiente para um SS.

Mas pelo visto, dado o aumento da OGX nas duas últimas semanas, muita gente está acreditando no SS e comprando para vender para os ETFs. Isso vai ser igual ver cometa, ou será uma frustração danada ou vai ser memorável. Eu escolhi apontar minha luneta.

19 comentários:

  1. Estava até lendo o post calmamente mas quando cheguei na frase "Mexer com opções de ações. A ideia é comprar pozinho de opções e ficar na torcida." eu desisti. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Uorrem, considerando que o que escrevo não lhe interessa e considerando que seus comentários não me acrescentam nada, peço para fazer um favor a nós dois: não perca seu tempo lendo o meu blog, nem me faça perder o meu tempo em respondê-lo. Ambos sairemos ganhando. Obrigado.

      Excluir
    2. Se eu também torcer o nariz para sua operação de compra de pózinho você vai me mandar pastar ? rs

      Excluir
    3. Poney, estou sempre aberto ao debate. Mas o debate pressupõe argumentação. Se você torce o nariz, apresente as suas. Eu analisarei e apresentarei minhas argumentações. E assim por diante. Com respeito, mesmo que não cheguemos a um acordo. Até porque não é objetivo do debate o acordo, muito pelo contrário, é da divergência que se enriquece. Mas não tenho tempo a perder com quem apenas vem tripudiar.

      Excluir
    4. Relaxa PB, não estou aqui para te criticar, mas sim para agradecer por compartilhar a operação.

      Fiz a brincadeira pois achei que vc pegou pesado com o Uórrem. Ele é um cara bacana, acho que a aversão que ele parece demonstrar ter foi mal colocada ou você ficou muito sensível a crítica e acabou não gostando do comentário dele...kkk...

      Já eu, não tenho opnião formada, pois pouco conheço do tema, e nunca fiz algo na prática. Sou um curioso do assunto e admiro a coragem e capacidade de quem faz operação assim. Acredito que requer um conhecimento maior do quem simplesmente faz trade com ação.

      Já tinha ouvido falar em operar pó, e que era muito arriscar trabalhar com isto.

      Sobre o acordo, realmente não devemos nunca esperar unanimidade em cima dos nossos relatos. Divergências são saudáveis e se amparadas em argumentos consistentes até nos ajudam a validar se a estratégia empregada foi boa ou poderia ter sido melhor.

      Acho que você está bem servido de pó, pois papel com as características ideias acho que não tem melhor que OGXP3, hehehe. Continue postando para a gente saber o resultado que vai dar...rs

      Lambida do Poney !

      Excluir
    5. Você acha que eu fui injusto, Poney, porém ele é reincidente. Das outras vezes relevei, mas agora quis dar um basta.

      Quanto a ter coragem, o risco que vejo na operação é se confundir e entrar sem querer na outra ponta, ou seja, vendendo a opção de compra. Nesse caso o estrago pode ser grande, mesmo que a pessoa tenha o papel. Mas entrando comprando como fiz, o risco é limitado apenas ao valor gasto.

      Em geral, quem vai criticar a operação que fiz é adepto do lançamento coberto, que é justamente de quem estou comprando o pozinho. De outro giro, eu que sou crítico do lançamento coberto. Considero essa estratégia um famoso "me engana que eu gosto".

      Excluir
    6. Olá PB, venho aqui novamente só para pedir desculpas, só não entendi esta do 'reincidente', depois me explica, se tiver te ofendido no passado irei pedir desculpas também.

      Mas uma correção, o que você escreve me interessa sim, mas este post realmente eu parei de ler no início, mas vai ter pessoas interessadas.

      Abraço!

      Excluir
    7. Uorrem, quando alguém diz que parou de ler um texto, está apenas usando de retórica para desqualificar ele, pois é evidente que o crítico o leu tudo.

      Feita essa consideração, se depreciar é fácil, retratar, no entanto, é difícil, mas você foi capaz disso, portanto é claro que aceito suas desculpas.

      Excluir
    8. Adentrando no assunto e so pra constar, realmente funciona basta saber o que esta fazendo. Investi $ 1.800 reais na PETRX3, PETRL16 e VALEL5 e fiz $ 5.300 em apensa 7 dias. Vale a pena estudar e investir.

      Excluir
  2. Dá pra fazer uma fezinha boa também em OGXPL80!! ;-)

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei negociação alguma nessa, Dimarcinho.

      Não seria OGXPI80? Mas essa está a 0,05 centavos. Já considero muito caro. Se é para jogar que seja só pozinho mesmo, 1 ou 2 centavos no máximo. Mas o próximo que vou fazer vai ser em vale ou petro. Alguma sugestão?

      Excluir
  3. Atualizando a história:

    Como dito, na segunda vendi metade recuperando o gasto inicial. Ontem, com a queda forte da ogxp3, fiquei desacreditado de vez com o suposto SS e resolvi liquidar tudo. Olhei o book e deixei uma ordem de venda a 3 centavos que foi executada hoje de manhã às 11:19:41. Fechou a 2 centavos com tendência a 1 centavo pelo andar da ogxp3 hoje.

    Resultado:

    gasto inicial: 200,00
    resultado final bruto: 350,00

    Pelo amor deus, não considere isso um investimento, é apenas especulação, um jogo, não coloque muito dinheiro nisso, apenas o que está disposto a perder, pois vai perder mesmo como regra geral.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Acho que dá 310 reais, tirando o IR e as corretagens.

      Excluir
  5. PB, acho que essas operações são como jogos na mega sena. Todo mundo sabe que há felizardos que se dão bem, mas nunca somos nós e nem ninguém da nossa família! Mantenha a brincadeira em baixos valores!

    ResponderExcluir
  6. Olá PB.
    Muito bom seu insight. Ainda anda operando pozinho de opções, ou desistiu? Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá PB.
    Muito bom seu insight. Ainda anda operando pozinho de opções, ou desistiu? Abraços

    ResponderExcluir
  8. Também quero saber, ainda operando pozinho anos depois ?

    ResponderExcluir