sexta-feira, 1 de março de 2013

Rentabilidade - Fevereiro de 2013

Esse mês o resultado foi excelente. O rendimento da carteira PB foi de 3,38% contra uma queda de 3,90% do Ibovespa, o que resultou num ganho de 7,58% sobre o Ibov. Nesse sentido, esse resultado conseguiu inclusive ser melhor que o de janeiro, que já tinha sido ótimo.

Esses dois primeiros meses do ano fizeram um colchão de rendimento que me deixou muito confortável em relação a minha meta de 0,80% acima do Ibov por mês, colocando-me 12 meses a frente da meta.


Houve um acréscimo da carteira em R$ 3.000,00. Os destaques positivos do mês foram bema3 com 23% (somos sócios nessa Mobral!), cgra4 com 14%, mrve3 com 11% e card3 com 10%. Os destaques negativos foram sapr4 com -12% e autm3 com -7%.

Recebi só R$ 85,00 de proventos vindos de abcb4. Recebi direitos de subscrição de pine4, porém virou pó antes que eu vendesse. Novamente não aportei nada esse mês.

Veja a carteira de fechamento de mês:


Nesse mês vendi ggbr3 e goau3, ambas com prejuízo. Os balanços ruins dessas empresas combinado com o momentum fraco fez com que meu sistema de compra e venda desse venda para essas duas.

Com o dinheiro dessas vendas reforcei posição em bbas3, pine4 e dayc4 e consegui comprar criv4 (oh ativo arisco, levei vários dias para conseguir fisgá-lo), que agora faz parte do dream team.

Em março volto às compras com o aporte que vou fazer já que a safra de balanços está acabando. Vou girar bem a carteira com muitas compras e vendas.

Sucesso a todos!

20 comentários:

  1. Parabéns, não achei o balanço da ggbr3 fraco não, temos que ter em mente que se trata de uma empresa de um setor cíclico, portanto, em momentos como o atual, ela vai ter os resultados impactados. o Fluxo de Caixa Livre dela tá muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então deixe-me esclarecer: quis dizer fraco em face de alguns outros balanços de papeis que vou comprar. Nossos dinheiro é limitado então temos que estar sempre fazendo escolhas. A ggbr3 deu e vem dando lucro, fraco são as centenas de papeis que só dão prejuízo. Gosto do Sr. Gerdau, ele é uma referência em governança no Brasil. Se as empresas deles não fossem boas, nem na minha carteira tinham entrado. Mas como disse, tenho outras alvos agora.

      Excluir
  2. Cara, sua carteira estão bonita demais, parabéns!
    Tb vendi GOAU4 com prejuizo este mês, isto fez minha carteira afundar, preciso aprender mais sobre AF.
    Abraço!

    Depois me visite: http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. gostei da carteira....senti falta de dois cases bem interessantes, pelo menos para mim, eztec e grendene. Ambas crescendo bem, com conservadorismo, ótima governança e com bons projetos de expansão..eztowers no caso da eztec e a expansão por franquias e novo segmento de móveis no caso da grendene.

    só não concordo com sua última frase, acho que girar o capital só faz vc poder o fator juros compostos de uma boa ação e te faz pagar corretagem desnecessária.

    ResponderExcluir
  4. Eu acompanho essas duas empresas, em especial a eztec. Porém, eu tenho um sistema de compra e venda que define o que comprar, vender e quando. E o sistema nunca acusou compra delas. Eu elaborei o sistema e ele uma vez funcionando é imparcial, então eu não fico usando do meu subjetivismo para escolher empresas, apesar da coceira que às vezes dá.

    Quanto a girar a carteira, se deve ao fato de que aportarei, portanto farei compras, e que como já saiu a maioria dos balanços, o sistema pode indicar venda de alguns papeis. Mas não que vá girar a carteira só porque deva fazer isso.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá PB,

    Ótima carteira e ótimo resultado! Tanto no mês quanto no acumulado do ano, parabéns :)
    Gostei bastante das ações que adquiriu, vou estudá-las melhor essa semana. Quais os indicativos que gosta de observar? Se faz isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi General, esse começo de ano foi bom mesmo. Vamos ver até quando vai durar essa lua-de-mel.

      Eu uso todos os múltiplos disponíveis pelo fundamentus (informação demais nunca faz mal), mas para citar um, considero bastante o PSR. O PSR quanto menor melhor, de forma que empresas com baixos PSR podem ter margens pequenas sem que isso prejudique o LPA. Não por acaso todas as minhas ações no momento tem PSR abaixo da média de mercado.

      abraço,
      PB

      Excluir
  6. Olá PB, parabéns pela carteira, é uma das poucas que pessoalmente gosto de praticamente todos ativos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IA, parabéns também pela sua boa rentabilidade.
      abraço

      Excluir
  7. Olá PB. Queria um e-mail seu pra comentar o que vc acha de operar o índice bovespa.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anon, vou te responder aqui mesmo, pois nunca operei o índice, então pouco posso te ajudar. Creio que você queira tradear o índice, pois do contrário por que um B&H operaria índice? para fazer hedge? Isso travaria a queda, é verdade, mas travaria a alta também. Diga-me qual o seu interesse no índice?

      Excluir
  8. Olá PB:

    Parabéns pela rentabilidade e pelos comentários! Sou novo por aqui e estou lendo seus artigos e aprendendo bastante! Obrigado! Então, estou comprado em CARD3 e SAPR4... O que vc está achando dessas quedas? Fica preocupado ou acha que isso é passageiro? Eu estou começando a ficar bastante preocupado! Obrigado e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, você foi certeiro. Esses dois papeis são meus maiores prejuízos no momento. A card3, quando vi o balanço fiquei decepcionado como todo mundo. Mas aí no primeiro dia após o balanço houve aquela queda toda na abertura. Eu julguei que o mercado tinha exagerado (afinal nem era prejuízo, mas apenas redução de lucro) e comprei mais a 4,14. Claro que vendo agora o preço a 3,72, eu poderia ter pago um preço melhor. Mas não dá para saber o que vai ocorrer, o que vale é o momento. Não compro mais ainda agora, porque já atingiu a cota de 4% para o papel. Vou ficar com papel e reavaliar no próximo balanço.

      Quanto a sapr4, alguma coisa afetou as margens, mas não sei o que, porque ainda não saiu o release. Pode ser alguma despesa não recorrente. Ainda não decidi se vou vender ou aumentar posição. Para decidir preciso que saia ainda o balanço de algumas outras empresas, pois se eu vender eu já tenho que saber aonde eu vou entrar. Não deixo dinheiro parado na corretora, eu tenho que estar sempre dentro do mercado. Se eu não vender, vou aumentar a posição até inteirar 4%.

      É claro que eu não gosto de quedas. Antes foi a eter3 que estava me dando um calor, mas agora zerou o prejuízo. Mas mesmo que eu fique com as duas, não é algo para me desesperar, pois elas vão representar no máximo 8% do capital. Essa uma vantagem de grande diversificação. E no fundo o que importa para mim é se o bolo está crescendo e não como cada um dos papeis está se comportando. Pode ser estranho pensar assim, já que o rendimento do bolo é a combinação dos rendimento individuais, mas isso tem um motivo. Então, com 25 papeis é natural que sempre tenha alguns no vermelho. Além de que os próximos balanços saem em dois meses e daí posso reavaliar esses papeis, caso fique com eles.

      abraço,
      PB

      Excluir
    2. Olá PB:

      Fui eu que fiz o comentário acima. Obrigado pela resposta rápida! Então, em relação à CARD3, não aumentei posições... Por enqto., estou comprado a 4,31 (1000 ações). Já em SAPR4, fiz a 1ª compra a 9,05 (500 ações) e depois comprei mais a 9,00 (500 ações) achando que não ia cair mais... Hoje, ela tá valendo 7,81 nesse momento hehehe... Tb. estou comprado em ETER3 a 8,20 (1000 ações) e SCAR3 a 44,80 (100 ações). Sou iniciante em Análise Fundamentalista, li o livro do Anderson Lueders e tô lendo o Investidor Inteligente. Por ora, pretendo manter todas essas posições. Parabéns pela rentabilidade! Grande abraço!

      Excluir
  9. Cara, por acaso voce vai compartilhar a sua formula ou planilhas? Fiquei interessado no seu metodo de escolha das acoes, queria dar uma olhada nele mais a fundo! Abraco

    ResponderExcluir
  10. Doutor, tudo que eu faço, e mais importante ainda a filosofia que respalda o que fazer, tirei do livro "what works on wall street" de James P. O'Shaughnessy.

    ResponderExcluir
  11. Ok, vou adquirir amanha! Ja tinha ouvido falar no livro, mas nunca li. Hoje tive um pouco de tempo e gostei mto das suas escolhas de acoes, algumas das quais eu ignorava completamente. Minha compra desse mes foi inclusive baseada na sua carteira, de uma acao que eu nunca tinha ouvido falar... Mesmo assim se voce divulgar sua planilha eu agradeceria, nao sou um entendido de excel, entao iria me ajudar muito ter uma ferramenta que me permitisse entender o metodo. Grande abraco e bons lucros!

    ResponderExcluir