quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Rentabilidade - Janeiro de 2013

Espetacular! Espetacular! Espetacular! Assim começa o ano de 2013 no mundo dos investimentos. Consegui um ganho sobre a Ibovespa que nunca pensei ser possível pelo tanto de empresas que tenho.

Depois de dezembro, que fiquei bem para trás do Ibov e inclusive perdendo a minha meta acumulada (mais detalhes veja aqui), consegui devolver toda a perda e acumular um ganho excepcional.

Em resumo, tive um rentabilidade de 4,03% contra a queda de 1,95% do Ibov, portanto um ganho de 6,10% sobre o Ibov. Com isso o rendimento da carteira sobre o Ibov, que havia ficado abaixo da meta pela primeira vez em dezembro, voltou a ficar acima da meta. Como minha meta é 0,80% sobre o Ibov por mês, agora estou com 4 meses de vantagem.
 

Com o ano novo, zerei os valores das colunas de acumulado do ano (em azul) e acrescentei mais 3 colunas para o acumulado histórico (em laranja).

Não movimentei a carteira nem aportei nada, e provavelmente nem o farei em fevereiro, porque estou esperando a publicação dos balanços. Então pode ser que haja aporte triplo em março como foi em novembro. 
  
Veja quem são os 25 guerreiros que proporcionaram esse ganho:
 

Destaque para bema3 com 26% e sapr4, unip6 e cgra4 com 15%.

Recebi R$ 180,00 de proventos vindos de card3, pine4 e dayc4. Também recebi direitos de subscrição de eqtl3 e abcb4, que foram vendidos e resultaram em R$ 25,00. Foi a primeira vez que recebi esses direitos. É mais uma forma de valorização.

Desculpem a euforia, mas quando a gente perde lamenta e quando ganha tem que vibrar. 

17 comentários:

  1. Parabéns PB !!! Chegou em 2013 com tudo !! pé na porta e soco na cara !!! rsrsrs

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! Uma das maiores rentabilidades que eu vi até o momento.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, com essa rentabilidade chega no Bilhão mas rápido do que tudo!!

    ResponderExcluir
  4. valeu gente e desejo que todos nós batamos o mercado em 2013.

    ResponderExcluir
  5. isso que é começar o ano com o pé direito hein? hehehe
    Parabéns!

    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Você montou uma super carteira, bons rendimentos nos últimos meses, continue assim.
    http://investidoralternativo.blogspot.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Cara, to muito impressionado com seus resultados e suas metas. Voce poderia compartilhar algo sobre seu método de escolha das acoes? Fazer um post sobre quais indicadores voce valoriza mais, se a sua estratégia inclui vendas com lucro mesmo que os fundamentos permanecam bons e outras informacoes que forem interessantes! Sucesso na sua empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor, agora que vi seu post. Está tarde, depois te elaboro uma resposta condizente.

      abraço,
      PB

      Excluir
    2. Beleza, estou sempre por aqui! Abraco

      Excluir
    3. Então doutor, o que eu faço, melhor me classifica como um trader fundamentalista. Eu não compro para B&H ou B&care ou coisas do tipo. Eu até leio alguns release por curiosidade, mas nada do leio é usado para decidir o que comprar ou vender. Também não uso nada de análise técnica. Eu elaborei uma rotina para selecionar os papeis. Quem escolhe os papeis é a rotina. Ainda faço pequenos ajustes na rotina, mas nunca para influenciar ou preterir a escolher de um papel.

      A razão para isso é criar uma barreira entre mim e a escolha dos papeis, portanto qualquer subjetivismo, emocional ou psicológico meu não vai influenciar nada.
      O objetivo da rotina é escolher 25 papeis, que em conjunto, apresentem uma expectativa (no sentido estatístico mesmo) de ter um rendimento superior ao Ibovespa.

      A desvantagem desse método é que para forçar que essa expectativa ocorra (de vencer o ibov), eu tenho que ter um número grande de papeis. Para entender melhor o porquê disso pesquise por "lei dos grande números".

      A rotina é feita a partir da importação dos dados de todos os papeis do site fundamentus para o excel. Daí são feito vários filtros que eliminam sucessivamente. Do que sobra, eu utilizo uma fórmula que pega vários indicadores e gera uma nota para cada papel. Essa nota representa a relação custo/benefício de cada papel. O objetivo é poder visualizar de forma clara quem seria melhor que quem. Daí coloco em ordem decrescente de nota e compro os 25 papeis com melhores notas. Eu rodo essa rotina mensalmente e se houver diferença entre os 25 papeis que tenho com o que a rotina indicou, isso significa que tenho que vender quem não foi indicado e comprar os novos indicados.

      A fórmula, que eu elaborei, considera vários indicadores, mas posso citar que os principais são P/L, P/VP, DY e PSR. Esses são os motores da fórmula. Eu tenho 3 posts falando sobre os três primeiros. Ainda vou fazer um para o PSR.

      Você perguntou sobre vender para embolsar o lucro mesmo que os fundamentos permaneçam bons. Veja que isso não é um problema para mim, pois eu apenas sigo a rotina. Ela decide tudo. Mas para você entender como isso afeta a rotina, primeiro entenda o seguinte: o que ocorre é que os dados do site fundamentus são alterados por dois parâmetros. Primeiro pela variação dos preços do papel. E isso ocorre diariamente. E segundo pelo novos balanços que saem trimestralmente. O segundo parâmetro é o que mais influencia nas alterações na lista de 25 papeis que a rotina me gera. Então, a época de balanço é muito importante para mim, pois sou forçado a virar mais a carteira pelas ordens da rotina. Inclusive estou concentrando meus aportes nesses meses.

      Dito isso, se eu comprei um papel que depois de 3 meses se valorizou muito, o que vai definir se eu continuo com o papel ou não é o seu novo balanço. Se o balanço vier bom, o aumento do preço será relativizado e provavelmente a rotina o manterá entre os 25, pois o seu custo/benefício não foi prejudicado. Se o balanço vier ruim, a rotina vai considerar o papel caro e sua nota será baixa, expulsando-o dos 25.

      De forma simplificada, mas fiel, esse é o meu método.
      abraço,
      PB


      Excluir
    4. Entendi, achei muito interessante, ainda mais por se tratar de um sistema simples. Adoraria ter acesso aos seus dados, planilhas e formulas para estudar melhor, mas tenho certeza que voce tera muito sucesso.Fiquei com uma duvida: voce tenta balancear os papeis na carteira para manter percentuais semelhantes de participacao? Abraco

      Excluir
    5. Isso, como são 25 papeis daria 4% para cada em tese. Mas como os lotes mínimos são diferentes fica um valor aproximado, pois evito comprar no fracionário. Além de que mesmo que comprasse hoje os 25 papeis com exatamente 4% para cada, amanhã já ia mudar por conta da variação de preços.

      Excluir
    6. Muito maneiro, vou acompanhar sua carteira e suas compras bem de perto!

      Excluir