domingo, 1 de julho de 2012

Rentabilidade - Junho de 2012

Esse é o primeiro mês que apresento o balanço de rendimento. Eu comecei a montar a minha carteira em maio e vou realizando as compras ao longo do mês e não numa data exata.
 
                     PB         Ibov          Acima do Ibov   Acumulada
maio/12      -0,03%    -11,86%
junho/12      2,63%     -0,25%         2,89%                 2,60%

Coloquei a rentabilidade de maio só para não ficar omisso, mas não serve de comparação com o rendimento do Ibov, porque a maior parte das compras foram no fim do mês, quando o Ibov já tinha caído muito.

A rentabilidade de junho foi calculada com o sistema de cotas com ajustes no valor da cota em cada compra. Ou seja, é ganho real, o aporte não conta como rentabilidade.

O rendimento de junho ficou 2,89% acima do Ibov, o que superou a minha meta de 0,8%, que expliquei nesse post Batendo o Ibovespa. Esse cálculo não é feito subtraindo o Ibov da rentabilidade PB, mas feito capitalizado (1,0263/0,9975=1,0289).

No post anterior, Índice Primeiro Bilhão, eu disse que usaria esse índice para cálcular diretamente o ganho da carteira PB ante o Ibovespa. Entretanto, ao realizar o mesmo cálculo utilizando o sistema de cotas para conferir se os valores conciliavam, encontrei uma divergência entre os métodos. É pequena a diferença, mas que mês a mês ampliaria e geraria discrepâncias.

Assim, por precaução até eu encontrar o que está provocando essa diferença no índice, vou publicar apenas os rendimentos pelo sistema de cotas, já que esse é inquestionável. Então desconsiderem os rendimentos apresentados no post anterior.

Mas isso não muda em nada a minha meta de que a carteira tem que render pelo menos 0,8% acima do Ibovespa.

Ainda estou fazendo as compras para fechar as 20 ações, então em breve publicarei a carteira completa.

4 comentários:

  1. 100% em Renda Variável ou você também possui aplicações em Renda Fixa?

    ResponderExcluir
  2. Oi PF, eu tenho aplicação em RF e dólar. Mas aqui no meu blog eu vou só tratar de renda variável com ações no estilo B&H, nada de trades e derivativos.

    ResponderExcluir
  3. qual o valor da carteira? não vai falar?

    ResponderExcluir
  4. Está com 18k e uns quebrados. Vou detalhar nos próximos posts.

    ResponderExcluir