quinta-feira, 7 de junho de 2012

O milagre dos juros compostos

Bem, aqui segue como eu pretendo me tornar bilionário. Como eu já disse, tenho um patrimônio de um pouco mais de um milhão de reais. Nada de herança, mega sena ou produto de crime, tudo dinheiro poupado do salário e acumulado ao longo de vários anos. Eu não sou um garoto recém formado que começou a poupar agora, já tenho uma vida de trabalho e economia, assim não veja meu patrimônio como algo absurdo se você esta começando agora, mas veja como um objetivo factível mediante frugalidade e paciência.

Desse patrimônio mais da metade dele é o imóvel em que resido, então não posso contar com essa parte do patrimônio para alcançar a meta do bilhão, pois, nesse sentido, ainda sou meio conservador e acredito que ter o seu imóvel próprio e quitado é uma forma de segurança familiar.

Assim, me sobra mesmo para fazer o que eu quiser R$ 500.000,00 para investir. Esse é o aporte inicial que tenho para para dar o pontapé inicial na bola de neve do bilhão.



 O segundo ponto para minha acumulação é o aporte mensal que posso fazer. Graças a uma ótima qualificação, eu tenho um salário bem acima da média do brasileiro e posso aportar R$ 5.000,00 por mês.

Aqui faço uma observação para quem está começando a trabalhar e poupar. No começo da acumulação os aportes são muito mais importantes que a rentabilidade que você consegue. Assim, se preocupe em ter a maior renda possível, seja se qualificando mais, fazendo hora-extra, tendo vários empregos, fazendo concurso, etc. No decorrer do crescimento do patrimônio os aportes começarão a ter menor influência relativa, mesmo se aportando o mesmo valor, e o valor gerado pela rentabilidade crescerá em importância até o ponto em que os aportes mensais serão irrelevantes perante a rentabilidade mensal.

Voltando ao bilhão, de posse desses dois parâmetros, aporte inicial de 500k e aporte mensal de 5k, além do prazo para a meta, já dito no primeiro post, de 30 anos, o que dá 360 meses, juntando tudo isso na minha HP 48G, encontro que preciso de uma rentabilidade mensal de 2,02% ao mês ou 27,1% ao ano. Lembrando que tudo na forma nominal e desprezando-se a inflação, conforme explicado no primeiro post. Essa é a receita para cozinhar um bilhão de reais em 30 anos.

Bem, esse é meu desafio, obter na média rendimento de 2,02% ao mês por 360 meses seguidos. Onde investir e como fazer para conseguir isso, veja no meu próximo post.

14 comentários:

  1. Seja benvindo à blogosfera! Vc pretende detalhar seu portfolio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, tem que matar a cobra e mostrar o pau, seja no sucesso ou no fracasso.

      Excluir
  2. Rapaz, vc tem qts anos? Pra que tu quer 1 bilhão?!?????

    Essa meta é bem agressiva, visto que no LP espera-se juros cada vez menores na RF...

    Só consigo imaginar investindo em negócio próprio e franquias para obter tal rentabilidade...

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não quer um bi, né?kkkkkk. Minha idade? Não sou tão jovem para estar me formando agora, nem tão velho para não conseguir cumprir a meta. rs

      Excluir
  3. REalmente... sem negócio próprio será muito difícil obter tal rentabilidade... mesmo com negócio próprio é será complicado...

    ResponderExcluir
  4. Sua meta é bastante agressiva, Primeiro Bilhão!

    Gostaria bastante que você detalhasse bem seu portifólio de investimento, pois conseguir 27%(3 vezes do CDB) ao ano é coisa de tubarão/especulador da bolsa, ou trader muito experiente. Ainda mais, como o Dimarcinho citou a tendência é a RF se tornar bastante inviável na questão da rentabilidade.

    Além disso, um milhão não está banalizado! É só olhar bem quem está a sua volta!

    Vou acompanhar de perto essa sua saga!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida RF já era mesmo. Vou detalhar o portfolio sim. O mais importante que vou fazer é manter o rastreamento da rentabilidade, para que o aporte não vire rentabilidade. Esse é um problema que vejo em alguns blogs. Basta ver que o ranking que o pobreta faz leva só em consideração o crescimento nominal da carteira, independente da rentabilidade. Isso não é culpa dele, mas da omissão de alguns bloguistas, tipo o VR.

      Excluir
    2. Quanto ao milhão, é uma boa meta para quem está começando agora. Mas assim que for atingida deve ser amplidada, pois um milhão não faz mais ninguém aposentar.

      Excluir
  5. a palavra "bilhão" assusta e parece algo inalcançável, mas daqui a 30 anos o que 1 bilhão vai poder comprar? se trouxéssemos esse valor pros dias de hoje, quanto valeria?

    bom, como o que te interessa é o valor nominal (desconsiderando a mordida da inflação) não é tão absurdo assim pra alguém com sua capacidade de aportes e montante inicial.

    o que mais pega é manter o rendimento de 2% ao mês. vamos acompanhar hehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma inflação de 6% ao ano, 1bilhão daqui a 30 anos vai ser equivalente a hj perto de 174 milhões

      []s!

      Excluir
  6. Sem dúvida, como a maioria ainda está atras do milhão, não olham o bilhão como sendo coisa para essa vida.

    Quanto valeria hoje? Adotando uma inflação media de 4% ao ano nos próximos 30 anos, o bilhão do futuro valeria hoje "míseros" 308 milhões. Acho que ainda daria para fazer a feira no domingo, rs.

    ResponderExcluir
  7. NEM VC SABE ONDE ESTARÁ DAQUI UMA HORA, QUANTO MAIS 30 ANOS. VEJA BEM, NAO SOU CONTRA POUPAR, DESDE QUE NÃO SE SACRIFIQUE O LAZER DO PRESENTE. O AMANHA PERTENCE AO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, apesar da economia toda que faço, acredite eu aproveito muito bem o presente, tanto com lazeres gratuitos, como passear no parque, quanto mais sofisticados, como ir ao cirque de soleil. Tem que ter um equilíbrio.

      Excluir