terça-feira, 12 de junho de 2012

Batendo o Ibovespa

Relembrando o meu segundo post, para produzir um bilhão de reais vou precisar de três ingredientes: aporte inicial de R$ 500.000,00, aportes mensais de R$ 5.000,00 e rentabilidade acumulada de 27,1% ao ano. O primeiro já tenho. O segundo espero tê-lo ao longo dos 30 anos. Fácil, né? De jeito nenhum. O terceiro ingrediente é o mais difícil de todos, 27% ao ano é muita coisa, pior ainda quando se precisa de 30 anos seguidos com essa rentabilidade.

A forma que decidi tentar conseguir essa rentabilidade é na bolsa de valores. Nada de negocio próprio, imóveis, gado, nada real que gere PIB, isso dá trabalho demais. Mas só bolsa de valores é meio vago né, pois sabemos que a bolsa oferece várias possibilidades de investimentos. Buy&hold, short selling, derivativos, futuros, trades, micos, um combinando com o outro gera muitas formas de se operar.

Eu optei pelo arroz com feijão, ou seja, comprar ações de empresas boas e baratas, que paguem bons dividendos, e reinvesti-los. Eventualmente alugar algumas. Simples assim. Uma receita para lá de batida.

A questão que não me sai da cabeça é como conseguir os 27% ao ano.

Verificando quanto deu a rentabilidade do ibovespa do final de dezembro de 1994 ao final de maio de 2012, temos que o índice partiu de 4.353,92 e atingiu 54.490,41 pontos. Isso dá um retorno acumulado nesses 17 anos e 5 meses de 1.151%. Ou 15,6% ao ano ou 1,16% ao mês.

Esse ganho é apenas nominal, não considera a inflação do período, mas como já disse nos posts passados, não estarei considerando a inflação desde que ela permaneça nos níveis presentes. Por este motivo não ampliei o cálculo da rentabilidade do ibovespa para antes de 1994 devido a hiper inflação à época, o que gerava um ganho nominal alto do ibovespa, mas que não era real, mas apenas compensação da inflação. Se quisesse usar períodos dessa época teria que descontar a inflação, mas como não confio nos índices da inflação daquela época, vou ficar apenas com o histórico de 17 anos e 5 meses.

Fiz esse cálculo apenas para mostrar que se eu tivesse investido em um ETF que replicasse o ibovespa, a minha meta não seria cumprida. Na verdade, assumindo essa rentabilidade do ibovespa para o futuro, eu levaria 50 anos a partir do mesmo aporte inicial e mensal. Por esse motivo os ETF estão fora de cogitação, pois ainda que tenham outros que não sigam o ibovespa, como não tem um histórico longos deles, não tem como eu assumir uma rentabilidade média.

Como o meu investimento se baseará em uma carteira de ações e isso é renda variável, eu não tenho como garantir que anualmente conseguirei os 27%, pois esse valor seria na média, mas na prática uns anos vão dar mais, outros menos e alguns até negativo. Então para se saber se a minha carteira está perfomando bem a cada momento, nada mais natural que o benchmark para aferir isso seja o próprio ibovespa.

Sabendo que eu preciso de 27,1% ao ano e o ibovespa me dá 15,6%, então eu preciso conseguir um rentabilidade anual de 9,95% superior ao ibovespa (1,271/1,156=1,0995), ou 0,8% capitalizado ao mês.

Assim, mês a mês poderei comparar a rentabilidade da minha carteira perante o ibovespa e ver se estou conseguindo 0,8% de ganho sobre o que o ibovespa deu. Por exemplo: ibov rendeu 5% num mês, a minha carteira tem que ter rendido 5,84% (1,05x1,008=1,0584); ibov rendeu 20% num mês, a minha carteira tem que ter rendido 20,96% (1,2x1,008=1,2096); ibov caiu 10% num mês, a minha carteira tem que ter caído 9,28% (1-0,9x1,008=0,0928).

É claro que nem essa meta mensal é garantida, assim qualquer ganho acima da meta é benvinda para compensar ganhos abaixo da meta em outros meses, ou pior, abaixo do próprio ibovespa.

No próximo post vou discorrer sobre como pretendo montar minha carteira e controlar fidedignamente a sua rentabilidade.

7 comentários:

  1. Bom post! Uma dica que posso te dar é dar uma lida em Fundos Multimercados Multiestratégia e Multimercados Macro. Alguns já estão com rentabilidade maiores que 50% nos últimos 12 meses(e mais de 21& no ano). Evidentemente alguns operam alavancados, com estratégias agressivas e a especulação é bruta, mas para atingir essa sua rentabilidade só correndo risco mesmo. Além disso dê uma olhada em Títulos Públicos com vencimentos depois de 2020. Eles sempre apresentam rendimentos bem interessantes, já que para o governo é bom ter o dinheiro por muito tempo.

    Acredito que o CDB seja também um bom balizador de eficiência, caso deseja diversificar o portfólio com renda fixa.

    Abraços e Muito Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adm, esses fundos acabam operando derivativos e eu não pretendo me enveredar por esse caminho, pois o trade off desse ganho alto é a volatilidade absurda que gera por vezes rentabilidades negativas. Eu não preciso dessa montanha russa de rentabilidade, mas apenas bater um pouco o ibovespa.

    Para renda fixa o tesouro direto e alguns cdbs são interessantes, mas nunca vou alcançar a minha meta com eles. Posso até manter algum dinheiro lá quando não verificar um bom momento de leva-los para a renda variável, mas se a RV me der consistentemente acima da RF, então vou estar perdendo dinheiro se insistir em RF.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Ola Primeiro Bilhao
    Parabens pelo blog. Vou acompanhar sua jornada.
    Admiro sua meta, porem aconselho a traze-la para mais perto da realidade.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Div,
      estou começando agora a minha estratégia e está muito cedo para desistir sem ao menos tentar antes.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Parabéns pela coragem tentar fazer 27% ao ano. O mundo não precisa mais de pessoas se propondo a fazer a mesma coisa!

    ResponderExcluir
  5. Fala, PB!

    Sem querer ti desanimar muito, mas Warren Buffett, que é o monstros nos investimentos, conseguiu uma média de 21% desde 1965 até hoje...

    Mas não desanime!! O que importa é investir e não parar de estudar!

    []s!

    ResponderExcluir
  6. Oi dimarcinho,
    o WB é ídolo de muitos, inclusive yo. O resultado dele é impressionante, mas para o mercado americano. Lá, pelo nível de maturidade do mercado, os rendimentos são menores.

    Só para dar uma noção dessa diferença, aqui, o ibovespa rendeu em ganhos REAIS, ou seja já descontada a inflação, desde sua criação em 1968, 60 vezes o capital inicial. No mesmo período, o S&P500 rendeu em ganhos NOMINAIS 14 vezes o capital inicial, ou seja se eu descontar a inflação do período para virar ganho real vai diminuir mais ainda. Se usar o dow jones chega na mesma conclusão.

    Então, o WB precisou tirar leite de pedra para conseguir esses 21% lá, mas no Brasil um sucesso equivalente teria que ser um ganho bem maior, sei lá, 30 a 40 % ao ano, chutando.

    O que quero dizer é que a minha meta de 27% ao ano é nominalmente maior que o ganho do WB, mas na prática menos ousada que a dele, consequentemente mais "fácil" de conseguir do que repetir o feito do mestre.

    abraços

    ResponderExcluir